Esse post é bem especial!!! Sabe porquê? É muito frequente, que quem tinge os fios, seja em casa ou no salão, ache que a tintura de cabelo ficou escura demais após a retirada do produto. Um erro de tom e pronto, fica você se olhando no espelho e insatisfeita! Aí começa a pensar em resolver o problema!
Conselho 1: Volte ao profissional que te atendeu! Fazer decapagens e descolorações em casa são uma péssima ideia! Além de tudo, ele sabe qual produto utilizou em seu cabelo, e portanto você corre menos risco de danificá-lo.
Conselho 2: Se você passou a tinta em casa, procure um profissional da mesma forma! Pior ainda você tentar passar produtos sem saber qual vai ser a reação das químicas em seu cabelo. E leve o produto que você utilizou para ajudar o profissional.
Não se convenceu? Então tem mais uma razão, você já deve ter ouvido falar que tinta não clareia tinta, ou seja, não adianta você passar uma nova cor, pois ela não vai clarear a outra. E se você tentar passar em casa alguns produtos bem conhecidos como dekap color, ou receitas malucas que circulam pela internet (já vi cada uma!), e que possuem descolorante e água oxigenada, seu cabelo no mínimo vai ficar avermelhado e tremendamente manchado, além de ressecar e quebrar muito. E aí você já sabe, para recuperar a estrutura do cabelo, só cortando! O Dekap Color funciona, mas deve ser aplicado por um profissional, pois se não for bem espalhado em todos os fios, e dependendo do estado do cabelo, vai manchar!
Depois disso, a única coisa que aconselho você a fazer em casa, e se tiver paciência para esperar a tintura que ficou escura demais desbotar, é passar leite (de saco/integral) e usar shampoo anti-resíduos e de bebê!
Passar leite no cabelo |
Por que passar leite e usar shampoo de bebê e anti-resíduos:
- No leite estão presentes todas as vitaminas conhecidas. As vitaminas A, D, E e K estão associadas aos glóbulos de gordura do leite, e é essa gordura que vai ajudar a retirar o excesso da química do cabelo.
- Para o leite proveniente de diversas fontes, o pH varia entre 6,6 e 6,8 (ácido). O ph possui uma escala que vai de 0 até 14. Sendo de 0 a 6,9 ácido; neutro em 7,0; e de 7,1 a 14 é considerado alcalino (ou básico).
Ph do cabelo |
o pH dos fios de cabelo varia de 4,2 a 5,8 (ácido) e do couro cabeludo vai de 3,8 a 5,6 (ácido). O pH causa variação nas ligações intermoleculares dos fios, e o pH quase neutro, como o do leite de vaca e o do shampoo anti-resíduos, faz uma limpeza profunda nos fios, e desbota um pouco a cor, sem interferir nas cutículas do cabelo, deixando-os mais bonitos e saudáveis. Entendeu? Se você passar produtos ácidos (como os hidratantes capilares), eles vão fechar a cutícula, e ajudar a preservar a cor depositada nos cabelo, e não é a intenção nesse momento. O shampoo e condicionador de bebê também é uma boa opção nesse momento, pois tem ph neutro ( lembra do rótulo).
Shampoo de bebê tem ph neutro |
Para passar o leite: Lave os cabelos com o shampoo, retire bem o excesso de água e espalhe o leite da raiz as pontas. Deixe no cabelo por alguns minutos e enxágue! Repita a lavagem com o shampoo para retirar o cheiro. Não utilize máscaras restauradoras e pós-químicas.
Essas dicas ajudam, mas se você ficou profundamente insatisfeita e quer a mudança rapidamente, vá ao salão que será a melhor forma de fazer isso! E se você passou tinta preta ou castanho escuro, aí o processo será demorado, mesmo que você faça com um profissional.
Se alguém prometer clarear seu cabelo do castanho para o loiro rapidamente, desconfie, pois certamente seus fios serão bem danificados nesse processo!
Espero ter ajudado com essas dicas! Gostou? Compartilhe! Ficou com dúvidas, tem alguma experiência, conte pra gente!
Até mais
Postar um comentário