Para poder dedicar toda a atenção necessária aos cuidados do cabelo, é preciso conhecer antes, suas principais características à partir de sua estrutura, aspecto e pigmentação.
Estrutura do cabelo |
O cabelo é uma formação córnea que cresce através da pele, nasce dos poros foliculares, em cujo interior se encontra a raiz e o bulbo. Várias capas de células queratinizadas formadas no bulbo, são as que formam a cutícula, o córtex e a medula.
A medula, ocupa aproximadamente um quinto da espessura do fio, e está no centro da formação cilíndrica, que é a parte visível do cabelo, e é composta por células circulares ou ovais, pigmentadas por melanina, e frequentemente separadas por células com ar ou líquidos.
Ao redor da medula se encontra um maior grupo de células alargadas, que formam o córtex e que também são pigmentadas. Finalmente vem a cutícula, uma membrana epitelial, que é a mais externa de todas as capas do cabelo, e a mais resistente, composta por lâminas planas e pequenas, de tipo córneo e que não tem pigmentação própria. A cutícula ocupa somente 8% da espessura do cabelo.
Estrutura do cabelo |
O cabelo que foi exposto a maus tratos, seja por elementos naturais, como sol e água do mar, mecânicos, como calor excessivo de secadores, ou químicos, como reflexos e alisamentos, não volta mais ao seu estado natural e nem se regenera. Isso porque o cabelo perde parte de sua estrutura, como a queratina, perdendo assim brilho e elasticidade.
Apenas com o crescimento e corte dos fios eles voltaram ao seu aspecto normal. Mas existem hoje produtos no mercado, que melhoram e muito o estado e aparência dos cabelos, são regeneradores capilares, que devolvem e repõe queratina, além de reidratar os fios.
Pigmentação
A cor do cabelo é o resultado de pigmentação, devido à adição de melanina. Existem dois tipos principais dela, as eumelaninas (pigmentos vermelhos e granulosos) derivados por oxidação de uma tirosina, e feomelaninas (pigmentos amarelos difusos), que contêm compostos de enxofre conjugados com o anel aromático da tirosina. Em geral, quanto mais eumelanina, mais escura a cor do cabelo , e quanto mais feomelanina, mais clara será a cor.
Tudo isso interfere no processo de coloração dos fios, que podem tornar-se avermelhados e amarelados, mesmo que você não queira!
A cor do cabelo de uma pessoa, também muda ao longo dos anos, desde a infância, até a idade adulta. Os fios podem clarear ou escurecer, e também se tornarem cinzas ou brancos, por perda de capacidade parcial ou total da produção de melanina nos melanócitos dos bulbos capilares, para a transferência ao cabelo em crescimento.
Tipos de cabelos
A famosa L'oréal catalogou 8 tipos de cabelos |
A famosa L´Oréal, catalogou os cabelos em oito tipos, distribuídos em lisos, ondulados, crespos e afros, alternando-se entre finos, médios e grossos. Toda essa mistura faz com que cada indivíduo tenha um tipo de cabelo único. Os cabelos finos e os mais encaracolados são normalmente bem frágeis e se partem e ressecam com mais facilidade.
A importância dos cabelos para a beleza e auto estima, fez com que o ser humano buscasse meios de modificar os fios, podendo assim clarear, escurecer, alisar, encaracolar, tudo em prol de sentir-se melhor. Essa busca deve ser conduzida de forma que você faça dos cabelos um acessório, e torne sua imagem agradável para si, mas nunca desrespeitando seu interior, como forma de agradar os outros. O que é esteticamente agradável para um, não será para todos.
Respeite também a integridade do seu cabelo, pois mais vale um cabelo saudável na sua cabeça, do que aquele que você idealizou no chão! Se você leu esse post, já deu para entender que se você danificar a estrutura dos fios, terá muita dor de cabeça para recuperá-los depois...
Gostou? Compartilhe! Comentários também são bem vindos!
Até a próxima
Enciclopédia do cabelo
Postar um comentário