O couro cabeludo secreta óleos das glândula sebáceas e trabalha fazendo a complexa operação de formação dos fios de cabelo.
Couro cabeludo saudável |
A pele e o cabelo constituem um dos mais grandes atrativos das pessoas. É necessário cuidar deles, e a medida que os anos passam, aumentar sempre os cuidados. A boa saúde também se reflete na pele e cabelos. Lembre-se que por baixo dos fios, é ela que está lá, fazendo o papel principal.
O bom funcionamento da pele correspondente a zona da cabeça, aquela escondida sob os cabelos, tem muita importância no estado do cabelo. É isso mesmo, essa parte da sua pele, chama-se couro cabeludo. A saúde geral do organismo influi em seu bom estado e dos elementos que o integram: Glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas e as papilas e folículos pilosos com suas ramificações sanguíneas, nervosas e musculares.
Couro cabeludo |
O bom estado desses elementos é o que condiciona definitivamente a saúde do seu couro cabeludo.
As funções do couro cabeludo
As principais funções do couro cabeludo são as secretoras, que consistem em secretar oleosidade das glândulas sebáceas e transpiração das glândulas sudoríferas, assim como é claro toda a complexa operação de formação do cabelo, a função queratógena.
As funções secretoras tem muita relação com o estado do cabelo. A união da oleosidade e do suor produzem normalmente uma proteção natural para o couro e o cabelo. Porém, quando ocorrem as disfunções, aparecem as anomalias tão odiadas, que podem prejudicar ambos, tanto se por excesso de oleosidade, o que pode resultar em queda de cabelo, como por ressecamento, o que torna os cabelos quebradiços, ressecados e sem resistência.
Disfunções do couro cabeludo |
Quando ocorre uma falha na coordenação do processo de queratinização e do estímulo da papila, os cabelos podem tornar-se oleosos, com alterações e mais frágeis que o normal.
O Cuidado do couro cabeludo tem notável importância na saúde dos fios, pois nunca se pode falar separadamente do cabelo, de suas características e suas anomalias, sem levar em conta a função e o estado de seu suporte natural, aonde ele se forma, nasce e cresce.
Disfunções mais frequentes no couro cabeludo:
- Cabelos ressecados e quebradiços
- Caspa seca
- Dermatite seborréica
- Queda de cabelo
- Alopécia
* Fica a dica:
Assim como se cuida da pele do rosto e corpo, também é preciso cuidar da pele sob os cabelos, prestando atenção na limpeza e higiene com produtos adequados, consultando especialistas e nutrindo-se adequadamente. A saúde é com certeza fonte de beleza! Químicas em excesso também podem ser as vilãs do cabelo, nem sempre a queda é proveniente da raiz!
Gostou? Compartilhe e conte-nos suas sugestões e experiências.
Enciclopédia do cabelo
Postar um comentário