Todas as pessoas são conscientes da importância dos cabelos dentro dos elementos que contribuem para sua beleza, portanto, é preciso que se conheça sua natureza e suas anormalidades, para tratar de forma adequada.
Anormalidades do cabelo |
Se entende por anormalidades, todo estado do cabelo, que esteja fora do bom funcionamento dos sistemas que regem o couro cabeludo. As anormalidades que se apresentam mais frequentemente são:
- Cabelos ressecados e com pontas duplas (tricoptilose)
- Caspa seca
- Dermatite seborreica
- Queda de cabelo
Disfunções do cabelo |
Para descobrir o tipo de disfunção, é preciso apenas de observação por um especialista. Dividindo o cabelo, o couro cabeludo exposto pode ser raspado suavemente com uma espátula ou com a própria unha. Esta observação já vai mostrar se existe descamação no couro cabeludo, e se é seca ou oleosa.
A intensidade da queda de cabelo nas mulheres, se constata facilmente com a prova de Sabouraud, que consiste em separar uma mecha grossa do cabelo, e ir puxando até chegar nas pontas, deixando que os cabelos resvalem e escapem lentamente da mão. Pode sair apenas um ou dois fios de cabelo, ou nenhum ( o teste deve ser feito com os cabelos limpos e secos), caso contrário existe um processo de queda, e deve ser verificado para tratar corretamente.
O profissional pode utilizar uma lupa, e também o dermatoscópio que permite avaliar a densidade capilar e a variação dos diâmetros das hastes foliculares. Fazendo uma tricoscopia pode-se entender o que acontece no couro cabeludo, onde fica a matriz de cabelo, que se não estiver saudável não vai produzir um fio de qualidade.
Tricoscopia analisa o cabelo |
O importante, é que sempre ao notar qualquer anormalidade em seu cabelo, você procure um profissional especializado, para fazer uma avaliação e diagnóstico. Isso porque algumas vezes, também existe um engano e confusão das pessoas para diferenciar a queda natural, da anormal, bem como a caspa seca da oleosa. Além disso o excesso de químicas também é um importante vilão dos cabelos, causando a quebra dos fios, que é facilmente confundida com a queda. E errar no tratamento não é nada bom para a saúde e beleza das madeixas.
E você, já fez ou faz algum tratamento para a saúde do seu cabelo?
Até mais
Enciclopédia do cabelo
Postar um comentário