0
Falta de vitaminas, pós-parto, anemia, envelhecimento e estresse são algumas das causas da queda de cabelo. Ao perceber mudança significativa consulte um dermatologista.



Muitos fios pela casa

O couro cabeludo possui cerca de 100 mil fios de cabelo. Mais de 90% deles estão crescendo. Essa fase (anagênica) é sucedida pelo ciclo catagênico, que dura duas semanas. Segue-se a fase de repouso (telogênica), cuja duração é de três meses, e então o cabelo cai naturalmente, em torno de 100 fios por dia. Se a quantidade for muito maior que isso é preciso verificar. Para entender melhor leia o post: Por que meu cabelo não cresce

A vida está um caos

Com o estresse, os níveis de hormônios cortisona e adrenalina aumentam. Assim o crescimento dos fios é inibido. O médico pode pedir um teste chamado tricograma (exame especializado para o estudo e diagnóstico dos casos de queda de cabelos). Nesse exame através da observação ao microscópio é realizada a classificação dos tipos e das fases de crescimento dos cabelos, assim como a sua contagem diferencial, que irá identificar o tipo de queda em questão. A solução é o controle do estresse e o uso de estimulantes para o crescimento.

Má alimentação

Uma dieta equilibrada pode fornecer todos os nutrientes que garantem a qualidade dos fios. Destacam-se as vitaminas A, C, D e as do complexo B. O tricograma resolverá a dúvida sobre a causa da queda, pois o teste também indica a prática de dieta irregular e insatisfatória, além de anormalidades do cabelo. O tratamento prevê a introdução de complexos vitamínicos, além de maior cuidado com a alimentação.

Acabei de dar à luz

Na gestação, os hormônios femininos aumentam, prolongando a fase de crescimento dos fios. Após o nascimento do bebê, os folículos que permaneceram em repouso caem com os demais. Com o tempo o quadro se estabiliza e a queda diminui, a não ser que a mulher passe por depressão ou falta de vitaminas.

Após os 70 anos

Com o envelhecimento ocorre uma perca de cabelo natural. Algumas pessoas devido a fatores genéticos perdem mais fios. Níveis hormonais também influenciam. Exame dermatológico e o tricograma ajudam no diagnóstico.

Anemia

Carência de ferro afeta a saúde dos fios, pois ele age diretamente na oxigenação dos tecidos. A terapia é medicamentosa. Novamente aqui deve-se priorizar uma alimentação equilibrada, com frutas e verduras para evitar a queda de cabelo

Alguns erros comuns que podem causar queda de cabelo



Alguns erros básicos que as mulheres cometem no dia a dia, prejudicam muito a saúde do cabelo. Às vezes você comete alguns deles contra os próprios fios, mesmo sem perceber. Conquiste o cabelo dos seus sonhos com algumas dicas básicas que listei aqui para ter um cabelo saudável. E essas dicas valem para todos os tipos de cabelos!

Postar um comentário

 
Top