0
Hoje muito se fala em alisamento de cabelo, bem como em progressivas e chapinhas, pois os cabelos lisos viraram tendência à partir dos anos 90 e por sua praticidade acabaram tomando conta da cabeça das mulheres.

Alisamento de cabelo
Alisamento de Cabelo

Mas nem sempre foi assim! Nos anos 80 a tendência era exatamente o oposto! Todas as musas queriam cabelos armados e ondulados, e assim as mulheres utilizavam muito o famoso permanente. Garanto que você ou alguém da sua família utilizou os famigerados bigudins e deixou os cabelos a moda "poodle". Sim, pois não era simplesmente ondulado, mas o cabelo ficava realmente super volumoso, quanto mais crespo e armado melhor! Até as crianças faziam! Dá uma olhada no look mais sensual da época:



Cabelos ondulados eram tendência nos anos 80
Cabelos ondulados eram tendência nos anos 80

Com o tempo foi surgindo uma nova tendência, a dos cabelos lisos, e rapidamente começamos a notar a mudança no visual das famosas:

Atrizes aderiram a moda do cabelo liso
Atrizes aderiram a moda do cabelo liso


Hoje a moda varia bastante, mas é certo que não se tem mais um estilo definitivo, e as ondas voltaram a aparecer. Mas muitas mulheres ainda desejam possuir o cabelo bem liso, e se você é uma dessas, leia as informações abaixo, pois elas vão ser úteis.

Alisamento Capilar

Alguns outros nomes dados são alisamento japonês, alisamento definitivo e escova definitiva ou permanente. Por favor, não confunda com escova progressiva, avançada, de aminoácido, marroquina, de brilho de pérolas da ostra do continente... ops, essa eu inventei. Brincadeiras à parte, cuidado, o nome muda mas os princípios ativos são sempre os mesmos, não se deixe enganar!

Mas voltemos ao alisamento definitivo, e o que você precisa saber sobre ele. O procedimento pode ser feito com três tipos de compostos:

Tioglicolato de amônia: É o mais utilizado para o alisamento capilar definitivo e é o único compatível com cabelos que tenham sofrido outras químicas, como tintura e descoloração, desde que os fios estejam saudáveis. Cada marca de produto apresenta uma graduação para cada tipo de cabelo. 
Por exemplo: Cabelos naturais, tinturados e descoloridos
                     Cabelos frágeis, resistentes e muito resistentes 

O Tioglicolato de Amônia é um ativo químico obtido pela reação entre o ácido Tioglicólico e a Amônia, que promove a quebra das pontes de cistina e, com isso, deixa o fio maleável, para ser moldado como se desejar. Por essa razão é o mesmo composto químico também utilizado para fazer o permanente, muito popular nos anos 80, época em que muitas mulheres desejavam cabelos volumosos e crespos.  

Guanidina: Os produtos para relaxamento a base de guanidina são indicados para pessoas com cabelos crespos ou encaracolados que não façam uso de nenhuma outra química.

A guanidina não é compatível com químicas que contenham amônia (quase todas as tinturas permanentes contêm), chumbo do henê ou outro alisante a base de tioglicolato de amônio ou amônia. Então, quem optar por alisar as madeixas com guanidina deverá continuar a usá-la, salvo mediante diagnóstico de um bom profissional para indicação de outro hidróxido (por ser da mesma família da guanidina). 

Se desejar tingir os cabelos terá que utilizar apenas tonalizante, que não contenha amônia e nenhuma das substancias já mencionadas anteriormente. Alguns cabelos mais resistentes ainda aceitam, mas mediante avaliação, algumas colorações permanentes (com amônia), desde que de tons mais escuros, até altura de tom 6 e com oxidante de nível de concentração menor (20 volumes).

Hidróxido de sódio: O hidróxido de sódio, assim como outros compostos de produtos para relaxamento capilar, age no córtex do fio de cabelo, onde acontece a quebra das ligações de cistina.
O alisamento com produto á base de hidróxido de sódio acontece mais rápido, por esta razão exige muito do fio de cabelo, as moléculas dos compostos são muito pequenas este fator facilita a sua penetração na fibra capilar, o profissional então deverá redobrar os cuidados, atenção e agilidade no momento da aplicação do produto. Também só deve ser utilizado em cabelos virgens, e se descoloração. 

Regras de ouro para o alisamento de cabelo:

- Para fazer alisamento o cabelo tem que estar saudável! Isso é simples de ser entendido: o cabelo deve estar em condições de aguentar o tratamento, pois caso contrário, ele ficará feio, sem vida e artificial, além de extremamente fraco, elástico e quebradiço. E claro, ainda corre a chance de quebrar.

- O bom profissional não vai arriscar fazer alisamento em seu cabelo, sem saber o que você já fez nele, ou sem fazer uma mecha teste. Desconfie!

-  A principal diferença entre o hidróxido de sódio e as outras químicas está no seu potencial de oxidação, ele é extremamente alcalino seu pH é cerca de 14, contra os 12 da guanidina e os 9 do tioglicolato de amônio, por isto relativamente quebra mais ligações em menor espaço de tempo. E é o que mais alisa.

- Uma vez que se utilize um deles no cabelo, JAMAIS pode ser utilizado outro, pois o cabelo quebra!
Portanto, utilizou um princípio, retoque sempre com o mesmo, e de preferência com a mesma marca de produto. Trocar de produto por conta própria só é permitido se os cabelos crescerem e estiverem sem o resíduo do alisamento anterior ( inclusive pontas).

- Nenhum dos três pode ser utilizado em gestantes.

- Se você tem outras químicas no cabelo, o cabeleireiro terá que utilizar a força específica, e ele pode não alisar tanto quanto o cabelo virgem.Além de danificar um pouco os fios.

- Quem clareia o cabelo artificialmente deve evitar ao máximo alisar, mesmo com os produtos aprovados, porque fios descoloridos se quebram com facilidade.

- Por favor, nada de alisar cabelo em casa! A menos que você queira correr o risco de ferir o couro cabeludo e ficar careca!

- Infelizmente é uma química forte, por mais que os produtos tenham melhorado bastante, ainda assim existem riscos, como ficar com fios frágeis, no procedimento e no retoque.

- O uso desses produtos é seguro e permitido pela ANVISA

Espero que você tenha gostado e tirado suas dúvidas! :)
Até a próxima



Postar um comentário

 
Top