0
Alguma vez na vida você já deve ter parado para ler a formulação de um shampoo! Chegou a alguma conclusão? Ficou curiosa para saber o que todos aqueles ingredientes significavam? E qual seria a formulação ideal?


Formulação do shampoo
Formulação ideal de shampoo

Depois de algum tempo, você comprou outro shampoo e enquanto fazia aquela hidratação básica embaixo do chuveiro leu novamente o rótulo! E adivinha, muitos componentes parecidos!

Vamos conhecer um pouco do que você usa em seu cabelo? Algumas informações sobre a formulação do shampoo podem ajudar na hora de escolher o produto ideal.

O primeiro ingrediente que você encontrou com certeza foi água/water/aqua, pois praticamente toda a formulação cosmética possui em torno de 50% de água.


Formulação do shampoo
Formulação do shampoo


A chance de você ter encontrado em segundo lugar, uma substância chamada lauril sulfato de sódio/sodium laureth sulfate, é imensa. Isso porque esse ingrediente é uma mistura de alquilsulfatos de sódio, que faz parte de muitos produtos de higiene além do shampoo, como sabonetes e cremes dentais. É um desengordurante bem eficaz e barato, e pode ser derivado de coco .

Produtos contendo essas substâncias podem afetar quem tenha propensão a eczemas e outras irritações na pele. Essas substâncias ajudam na maior produção de espuma desses produtos, permitindo uma melhor distribuição do produto durante a lavagem do cabelo.

O que você precisa saber sobre essa substância? Que se ela estiver em excesso no shampoo (sabonete, pasta, etc.) quando enxaguado, o produto terá não só lavado o cabelo, mas também, terá removido a umidade das camadas superiores da derme e couro cabeludo. Em pessoas com pele sensível (dadas a dermatites, acne, eczema, psoríase e sensibilidade química), as propriedades hidrófilas desse tipo de detergentes podem causar o ressurgir de problemas de pele ou piorar condições já existentes.

Mas calma! Se for usado na porcentagem em torno de 2% no shampoo (a maioria), é um agente de limpeza muito eficiente e necessário para retirar a oleosidade do couro cabeludo. Já se for usado de 2% a 5% na formulação, aí sim pode causar irritações e ser agressivo para pele e cabelos.

Cocamidopropyl Betaine deve ter sido a próxima substância. Esse é considerado o surfactante mais suave nas formulações cosméticas. Surfactante é o ingrediente com função de desmanchar os óleos e gorduras. Tem a função na lavagem de retirar a gordura, por isso também é utilizado nos sabões de lavar roupa (sério). 

A partir de agora os ingredientes modificam bastante a formulação de um produto para o outro. Então vou listar alguns dos principais mais utilizados.

Cocamide DeaÉ usado basicamente para formar a espuma. Mas também pode ser usado para misturar a água aos outros ingredientes. A terminação DEA significa Diethanolamine. Pode irritar a pele se usado em alta porcentagem.

Cocamide MeaA terminação MEA significa Monoethanolamine. Tem função de formar espuma.

Glycol StearateÉ um emoliente com função de lubrificar. É um componente que previne a perda da água na formulação. Tem o efeito de dar maciez à pele e couro cabeludo. Podem ser obtido de maneira sintética, como é o caso do silicone, ou processado de substâncias naturais, como os óleos minerais. Existe uma imensidão de emolientes, glycol stearate é apenas um deles. Outros: glyceryl linoleate, dimethicone, palmitic acid, etc.


Parfum/Fragrance: Todas os shampoos possuem, há menos que seja um produto específico para pessoas alérgicas com formulação especial. 

A função dos perfumes em formulações cosméticas é mascarar os cheiros ruins dos outros ingredientes químicos utilizados para fazer o produto. Porém, usado em alta dosagem é o responsável principal pelas alergias na pele.

Polyquaternium-10: Estabiliza e da coesão para a formulação, fazendo com que o produto se espalhe facilmente no cabelo.

PEG-14É uma sigla que significa polyethylene glycol. É misturado às gorduras dos ácidos e às gorduras dos alcoóis, para estabilizar e manter os ingredientes juntos.

MethylparabenÉ um conservante que previne o aparecimento das bactérias e fungos no produto. Os conservantes podem irritar a pele, mas o mal causado por fungos e bactérias é muito maior. Por isso os conservantes são fundamentais em cosméticos.

Há algum tempo começou a ser questionado o uso dos parabenos, e muitas empresas decidiram removê-los das suas formulações para alegrar os consumidores.

É importante saber que não existe nenhum estudo conclusivo, afirmando que os parabenos causam câncer, e que praticamente todos os cosméticos usam algum tipo de conservante nas suas formulações. Os produtos se deterioram muito rápido, sem conservantes. O controle sobre a quantidade de parabenos presentes em cosméticos é bastante rígida. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu como limite as concentrações máximas de 0,4% de cada parabeno e um máximo de 0,8% de parabeno total, nos cosméticos.

Outras nomenclaturas: Etilparabeno, propilparabeno

A escolha sobre consumir ou não produtos que levem parabenos em sua composição é exclusiva do consumidor. Existem diversas opções no mercado que são totalmente livres de parabenos

Algumas empresas utilizam o phenoxyethanol, que não é um conservante tão eficiente quanto os parabenos. Porém, não deixa de ser uma forma de se diferenciar da concorrência.

Acrylates/C10-30Estabilidade para a formulação. Mesma função do Polyquaternium-10.

Disodium EDTAA sigla EDTA significa Ethylenediaminetetra-acetic Acid. É um estabilizador na formulação, prevenindo por exemplo que o mineral contido na água mude a textura ou odor da formulação. Evita problemas de consistência (viscosidade) no produto. Seu termo técnico é chamado quelante.

Sodium HydroxideTem função de regular o pH do produto. Em alta porcentagem pode irritar a pele.

TourmalineÉ um mineral. Usado em xampu com a função de gerar uma pequena carga elétrica no cabelo. Pois se supõe que esse mineral possa atrair partículas de poeira. Porém não há evidência científica de que esse mineral possua algum efeito benéfico para o cabelo, quando usado nas formulações dos xampus.

Sacharomyces / silicon fermentÉ um extrato de fermento com a presença de íons de silicone. Também é um ingrediente sem evidência científica se é benéfico ou não para o cabelo.

Linalool: É um líquido oleoso levemente amarelado e com odor flora. O Linalool é usado em larga escala por indústrias de cosméticos e aromáticas, sendo que aproximadamente 70% dos compostos produzidos por essas indústrias contém linalool em sua fórmula. Enquanto produtos populares utilizam o linalool sintético, os produtos mais finos e perfumes utilizam somente o natural, extraído do Pau-rosa.


óleo de linalol
Muitos shampoos utilizam linalool em sua composição

Agora que você já sabe quais são algumas das substâncias que fazem parte da composição do seu shampoo, vou te dar algumas dicas bem importantes: 

- Para determinar a formulação ideal você tem que levar em consideração: 


- Por exemplo se seu cabelo é oleoso e tingido ou alisado, o ideal é você mesclar os tratamentos para não prejudicá-lo. A alternativa seria: 

Utilizar um shampoo para cabelos oleosos alternadamente com um para cabelos com químicas. Passar sempre protetores sem enxágue nas pontas.

- Não utilize excesso de shampoo na lavagem do cabelo, pois acho que você percebeu que a quantidade de produtos detergentes, conservantes e estabilizantes é bem maior do que as hidratantes. Ou seja, você vai ajudar a ressecar os cabelos. Utilize apenas a quantidade necessária, espelhe nas duas mãos e distribua bem por todo o couro cabeludo.

- Não tem necessidade de utilizar shampoo nas pontas do cabelo, aquele que vai escorrer na hora do enxágue já será suficiente para deixar os fios limpos. A oleosidade se concentra apenas na raiz! 

- O melhor shampoo não é aquele que faz bastante espuma, esse possivelmente é até o pior, principalmente se você costuma lavar os cabelos com frequência. A espuma abundante significa que o produto contêm grande quantidade de detergente.

Espero ter te ajudado a escolher a formulação ideal do seu shampoo! Gostou? Compartilhe! Tem dúvidas? a gente pode te ajudar!

Até a próxima

Postar um comentário

 
Top